Portal do Otorrino - Artur Grinfeld

Ir para o site do Hospital Otorrinos - Feira de Santana. Ir para o site Portal da Estética Facial.

Tratamentos

Tratamento Clínico - Abscesso periamigdaliano

O abscesso periamigdaliano é uma complicação grave originada da amigdalite aguda bacteriana. Por se tratar de uma complicação de doença, apresenta potencial risco ao paciente. Isso significa que um novo quadro deve ser evitado.

A conduta para com o paciente com abscesso periamigdaliano varia em função do médico. É nossa rotina a drenagem do abscesso em consultório com posterior tratamento de medicação antibiótica e corticóides. Assim que o paciente melhore, indica-se a remoção cirúrgica das amígdalas, já que o paciente com quadro de abscesso periamigdaliano tem um risco potencial muitas vezes maior de desenvolver novos quadros dessa complicação.

Em alguns casos, pode-se submeter o paciente à drenagem do abscesso em centro cirúrgico, para remoção das amígdalas, juntamente com a drenagem.

Independentemente da conduta, é preciso deixar muito claro ao paciente que, após um quadro de abscesso periamigdaliano, suas amígdalas representam um grande risco a sua vida; e que, para sua própria segurança, convém aceitar a recomendação médica e submeter-se - o mais rapidamente possível - à cirurgia de extração dos tecidos amigdalianos.




Oroscopia (exame das amígdalas)


Abscesso periamigdaliano


Abscesso periamigdaliano